Quanto tempo dura um curso intensivo de Inglês?

Olá, tudo bem com você? Seja bem-vindo ao nosso blog da Expertise Solution – Inglês Intensivo, com aulas todos os dias, no conforto e segurança de onde você quiser.

Hoje vou responder uma pergunta muito comum dos alunos que procuram por nós, e a pergunta é:

Quanto tempo dura um curso intensivo de inglês?

Para responder essa questão, vamos levar em consideração 3 fatores importantes:

01- A quantidade de horas oferecida;
02- Quantidade de meses para você cumprir a carga horária acima citada;
03- E também o objetivo, sim objetivo do conteúdo aplicado, o que é que você quer atingir com esse conteúdo;

Viu são variáveis que vamos conversar para ajudar na sua escolha.

Antes de tudo preciso explicar algo importante:

Bem vou iniciar explicando que quando se fala em curso intensivo, quanto mais horas você tiver em contato com o idioma, mas intensivo ele se torna!

Entretanto não há mágica! Você tem que levar em consideração duas coisas: o tempo que você vai ter de aula e o tempo que você vai estudar por si só, este último tão importante quanto o primeiro.

O que é importante salientar aqui, é dividir as pessoas que conseguem estudar sozinhas (e daí você não precisaria de um curso intensivo), mais sim da dedicação de estudar todos os dias. Ter a disciplina e ser um autodidata em aprender. Logo esse curso, talvez até mesmo esse blog, não faria sentido porque você já estaria agindo na maneira que você sabe que funciona para você aprender. Mas calma, ainda vamos abordar este tema de como aprender inglês sozinho no futuro. Então vamos direto aos cursos, ver o que realmente acontece.

Atenção ao seu Objetivo e não da escola:

Para você escolher o melhor curso intensivo para o seu objetivo, você precisa observar os seguintes itens, verificar e pesar as seguintes informações: a quantidade de horas completa do curso (você em aula) e em quantos meses serão entregues estas horas do curso.

Com isso claro, vamos fazer uma conta bem simples, a quantidade de horas dividido pelos meses de curso. Não adianta nada você contratar um curso de 12 meses, mas com uma carga horária bem pequena, por exemplo os cursos tradicionais reconhecidos como não intensivos.

Estes cursos têm em média de 2 horas a 3 horas semanais de aula, logo isso vai de 8 horas ou 12 horas mensais. Um pouco diferente então você pega esta carga horária multiplica por 10 meses.

Você quer pausas no meio do ano?

Há uma coisa muito importante, não se atentar para os meses contratados mas sim os meses de aula, os que realmente você terá aula.., já te explico!

Algumas escolas Intensivas param no meio do ano (férias) para dar aulas de “um super intensivo”, que seriam as aulas todos os dias, então você tem que prestar atenção nisso, quantas horas estão contratadas ou que serão contratadas e dividir pelos meses que você realmente terá aula, só assim vai saber exatamente quantas horas de curso você vai ter, e logo se ele é intensivo ou não.

Vou dar um exemplo aqui, na Expertise Solution, no nosso curso presencial, você tem de 20 horas a 22 horas por mês, durante 16 a 18 meses, tudo depende do desenvolver da turma e feriados.

Respeitando somente uma pausa no final do ano (nas festas), logo aqui você vai ter 320 horas em média por curso.

Resolvido um assunto da carga horária vamos passar para os meses que é bem diferente.

Ponto de partida e ponto de chegada:

Aqui eu gosto de fazer um paralelo ou uma metáfora a uma viagem! Para planejar uma viagem.

Eu preciso de quanto tempo para chegar aonde eu quero estar?

Bem, depende de onde você está partindo e de como você vai! É mais ou menos assim que funciona, na hora que você vai aprender. A gente precisa saber qual é o início, isso quer dizer, qual seu nível de inglês na hora de iniciar um curso intensivo!

Sim, é muito importante saber. Se o curso completo dura 18 meses, mas você já está no intermediário, o seu tempo neste curso será menor.

Entenda…

Entender onde você está, a partir de um teste de nível é bem legal! Cada escola tem um sistema e aqui também é um tema para um novo post… calma que logo sai.

Onde você quer chegar? Umas das coisas mais belas do ser humano é que cada um é diferente do outro, logo possuem sonhos e objetivos diferentes. Alguns querem inglês para uma viagem de compra, ou seja, o cartão de crédito fala mais inglês que o portador, e ainda pessoas que querem viajar e aprender a cultura do local, os costumes e tudo mais.

Note que o inglês, mesmo sendo para uma viagem a passeio, possui um objetivo diferente.

Agora imagine o inglês que outra pessoa que precisa para o trabalho, estudo e tudo mais!

Então entender como você está hoje e onde você quer chegar, conforme seu objetivo, vai determinar muito o tempo que você vai estudar, embora eu não goste muito disso, mas muitas pessoas assim preferem.

Sabe o motivo de não gostar disso? É que muitas pessoas depois que atingem o objetivo, param de estudar e de ter contato com a língua. Acredito que o inglês, assim como o português, deve estar inserido todos os dias na sua vida, ou seja, começou a estudar nunca mais deve-se parar, como no português.

Conteúdo de cada curso.

Sobre o conteúdo, o importante de um curso intensivo é que ele tenha duas coisas bem destacadas:

01- Entender a necessidade do aluno, logo entregar da gramática à conversação, ou seja, o inglês como um todo e de uma forma completa. Isso está muito atrelado ao item entender o que o aluno precisa. Tem cursos que falam que é intensivo mas eles apenas dão uma parte gramatical, logo vem o item 2;

02- Para se ter fluência, você tem que entender também a parte do conhecimento lexical, ou seja, conhecer novas palavras, conhecer novos sentidos é tão importante quanto a gramática! Não adianta você saber a gramática e na hora que for conversar com o nativo ele começa a utilizar palavras que você não conhece.

Temos que entender que qualquer idioma é uma língua viva, está em constante mudança e ainda há variantes de cada cultura, tempo e costume de cada região, bem amplo.

Mais uma vez… atenção para:

Recapitulando, primeiro devemos entender quanto tempo tem o curso (em meses), quantas horas (a carga horária) e ainda o conteúdo em si, que será entregue.

Algo que eu quero deixar ainda em atenção para você é sobre os cursos gravados, aqueles focados para pessoas que são basicamente autodidatas.

Eu acredito que se você é um autodidata, não precisaria comprar curso algum. Entretanto se você é uma pessoa que está iniciando o curso e prefere realmente de um apoio, acredito que as aulas ao vivo é a melhor opção.

Aprender como? Só olhar para o meio que aprendeu o português… ao vivo!

Procure sempre aulas ao vivo para você aprender. Hoje existem cursos que entregam aulas todos os dias e ao vivo, assim como a gente, e é muito importante para você tirar todas as suas dúvidas na hora que elas aparecem e também aproveitar o seu colega com as dúvidas que eles têm, tá bom!

Por hoje é isso! Se você gostou compartilhe este blog, ainda caso você goste de assistir aulas, não só de dicas de Inglês, mas como aprender o inglês, vou deixar aqui o link nosso canal no YouTube só clicar nesse link!

Acesse o nosso site e conheça nossos cursos, tenho certeza de que temos um curso que vai ajudar em seus objetivos, é só clicar aqui.

Ainda se você prefere aulas virtuais ótimo também nós temos uma escola irmã que ensina com aulas todos os dias desata maneira, a Eu Soul English – Inglês intensivo, segue o site.

Fico por aqui e até a próxima abraço.

 

 

 

 

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco agora!