Como aprender inglês sozinho(a), parte 3 – a Vingança de Elizabeth, a Rainha!

Como aprender inglês sozinho(a), parte 3 – a Vingança de Elizabeth, a Rainha!

Olá, tudo bem com você? Seja bem-vindo a mais um blog dá Eu Sou English – Inglês Intensivo, escola que entrega aulas todos os dias. As dicas talvez 2 vezes na semana! Kkk… é brincadeira, mas o importante dessas dicas é que você leia e aplique. Bom hoje a gente vai continuar a série de como aprender inglês sozinho(a).

No último blog conversamos sobre hemisférios do lado direito e do lado esquerdo. Hoje, quero conversar sobre os canais de comunicação, como identificar o seu canal de comunicação preferido e assim utilizar este canal de maneira mais eficaz, aprendendo inglês de uma maneira mais rápida e fácil. Preparada(o), preparou? Vamos.

O que é canal ou canais de comunicação? O que isso significa?

Bem todos nós, ou a grande maioria, se comunica de uma maneira peculiar e própria, muitas vezes utilizando gestos, tipos de palavras (grupos específicos) e tipos de linguagens. Esta categorização de comunicação é um passo para a divisão dos canais de comunicação. Hoje estamos focados em 4 canais, mas aqui para o nosso estudo vamos utilizar 3, vamos a eles.

Os canais de comunicação são formados a partir dos sentidos e de como nós nos relacionamos com eles. Você lembra dos 5 sentidos? Caso você não lembre, vou recordar aqui com você: visual, auditivo, tato, olfato e por último o paladar.

Para os estudos nós vamos considerar um grupo de formação de 3 canais e não 4, isso porque a quarta combinação o auditivo/visual, é uma combinação muito difícil de se trabalhar, na verdade uma questão de aprendizado e paciência. Esta combinação esta cada vez mais presente, pessoas que possuem este canal estão muito atreladas as mídias sociais de resposta rápida e curta, por exemplo as pessoas que não possuem paciência para ler um texto com mais caracteres ou focar em um vídeo maior de 2 minutos.

Canal Visual.

Temos as pessoas que possuem o canal Visual preferido. São aquelas que gostam ou que precisam de um estímulo visual para que possa aprender, por exemplo em uma sala de aula o professor deve ter uma lousa bem arrumada, com exemplo fácil de entendimento para que a pessoa veja e talvez possa copiar, sim muitas destas pessoas possuem uma memória visual fantástica.

O canal visual será percebido até na maneira que as pessoas se comunicam, mas não somente elas, todos os outros canais de comunicação também.

Um bom exemplo disso é quando uma pessoa (talvez você já tenha visto ou percebido), que conversando com alguém no telefone começa a rabiscar no papel, ela precisa de um papel e uma caneta para rabiscar, senão ela não consegue prestar atenção. Esse é um bom indício de que talvez esta pessoa seja visual. Você é assim?

Canal Auditivo.

As pessoas Auditivas são aquelas que prestam mais atenção em sons e ruídos, logo para você falar e aprender inglês, deve se prestar muita atenção no como se fala. O professor deve falar de uma forma pausada e tranquila.

Importante que você saiba, neste momento, qual o seu nível de inglês, o motivo é que se você conversar com alguém que fala muito rápido, pode lhe causar danos. Caso tente aprender com uma pessoa que não preste atenção no seu tempo de entendimento, você vai ter um problema muito sério e possivelmente irá desestimular seu estudo.

Temos também as pessoas que são Cinestésico, que é a combinação do tato, olfativo e paladar ainda somada com a memória muscular. Mas você pode perguntar, memória muscular na fala?

Sim, pois trabalhamos com um conjunto vocálico, que é formado por vários sistemas e habilidades de uso, como a língua, pulmão, cordas vocais, abertura da garganta, isso é um conjunto vocálico, citado aqui de uma forma bem simples. Isso faz muita diferença, por exemplo de colocar a língua para fora no momento de pronunciar o “th”.

Canal Cinestésico.

Os Cinestésicos, são aquelas pessoas que precisam fazer para aprender. Que precisam do movimento e colocar em prática é muito melhor do que passar pela teoria. Aqui o número de pessoas é bem maior, e é uma das características essenciais do ser humano, lembre-se que nem sempre sabíamos usar nosso conjunto vocálico, quando crianças íamos fazendo, caindo, machucando…

Agora que já citamos os canais de comunicação, é importante saber como estudar (inglês) da melhor forma para você, saber como utilizar isso no seu dia a dia.

Mas como isso funcionará?

Este sistema funciona como se fosse uma chave e uma fechadura, ao receber a informação da sua maneira, seja ela visual, auditiva ou cinestésico, dependendo do seu caso, vai fazer muito mais sentido para sua mente. Realmente, como se fosse uma chave abrindo o cadeado/fechadura das informações. Além disso, irá ajudar a armazenar essas informações de uma maneira mais correta, fácil, rápida e lógico intensiva.

Bem vamos pegar um exemplo de como estudar com filmes:

Como escolher o filme ideal para você estudar? Primeiro, você já identificou qual é seu canal de comunicação? Cada caso é um caso:

Caso você seja uma pessoa auditiva, quando ver um filme com muitas músicas, estes farão muito mais sentido para você. Sim, os famosos musicais serão fantásticos, um bom exemplo é o filme “Lá, Lá Land” ou o “Rei do Show”;

Caso você seja uma pessoa que é mais visual as imagens são um dos fatores que lhe agrada no filme, normalmente filmes de romance ou filmes que tratam sobre épocas antigas trazem boas imagens;

E por fim… você que é uma pessoa cinestésica? Provavelmente vai procurar filmes de ação, onde existem movimentos rápidos e imagens de ação, tudo que traz aquela sensação de adrenalina.

Não ignore estas dicas jovem gafanhoto.

Alguns podem pensar que isso é besteira, é balela… e que isso não te influencia em nada! Lembre-se que para um filme infantil ter sucesso, além da história, eles geralmente utilizam estes 3 canais de comunicação, ou seja, terá uma música, imagens lindas e com muito movimento. É só olhas os desenhos/filmes da Disney, pronto! Na verdade, quase todos os filmes são assim. Existem prêmios, no famoso Oscar, sobre a fotografia e figurino (visual), sobre a trilha sonora (auditivo) e de efeitos especiais (cinestésico).

Estes canais de comunicação são os elementos que nos conectam com as pessoas. Logo, faz com que elas consumam mais este ou aquele produto. Influência em tudo na nossa vida, até na latinha de refrigerante, (a cor da lata, a temperatura e o barulho… Psiiiii… da abertura), tudo deve ser considerado, e também, como você estuda.

Estamos preparando aqui um teste bem legal para te ajudar a identificar quais são os seus canais de comunicação preferido e como utilizá-los de uma maneira correta!

Tá bom, então aguarde que em breve teremos novidades aqui no nosso blog, canal, site e tudo quanto é canto.

Ahhh também preparei um vídeo bem legal sobre este tema, está lá no YouTube! Vai lá e não perca. Dê uma força clique aqui, hehehe.

Em nossas aulas aplicamos os canais de comunicação para você melhor aprender. Com certeza temos um curso que ajudará você a atingir seus objetivos, tanto no formato virtual quanto no formato presencial. Vou deixar aqui o link do nosso site, tá bom! clique aqui.

Ah também esqueci de avisar que aqui as aulas são todos os dias!

Desejo a você uma boa semana e um forte abraço aqui do Freitas e da equipe da Eu Soul English – inglês intensivo.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco agora!