Como Aprender Inglês Sozinha(o) – Parte 02

 

Hoje eu vou te contar mais uma dica sobre como aprender inglês sozinha(o), parte 2 – A Vingança. Falarei sobre o seu cérebro e como ele funciona, claro de uma forma simples. O tema é os dois hemisférios do cérebro.

No blog passado eu expliquei para você buscar algo divertido para estudar, e aqui é um complemento da dica anterior, então logo eu entendo que você já está estudando, certo!?

Esta parte divertida, aí já mencionada, refere-se ao lado direito do seu cérebro. Agora, aqui nesta dica, vou falar sobre o seu outro lado, o esquerdo. Ele será um grande aliado em ajudar o lado direito a perseguir o seu sonho e o mais bacana o fator divertido.

O Lado Esquerdo

Atrelar e entender que o lado esquerdo cuida do sistema lógico, a parte racional da sua mente. Este carinha, o lado esquerdo, é movido e motivado a ter um objetivo, uma meta. Além de uma meta ele ainda obedecerá a todas as informações atreladas a isso, como por exemplo prazos e datas, vai seguir à risca o comando instalado. E é por isso, ou pelo menos um dos motivos, que você não aprende inglês, sim isso mesmo! Então fica aqui comigo, que agora eu vou explicar por que às vezes você não aprende inglês, só por conta da sua mente, que você foi programada de uma forma errada a estudar, vamos lá.

Sim é incrível como o que aprendemos no colégio afeta o nosso sistema de aprendizado no hoje, estudar seja matéria que for, se não foi programada corretamente, ela entrará no “limbo” da sua mente. Por exemplo vou fazer uma pergunta simples, você é fluente em português?

Fluente em Português?

Acredito que sim! Então me explica uma coisa, o que é uma oração coordenada assindética? Ou então como conjugar um verbo no futuro do pretérito mais que perfeito. E olha que você é fluente em português! É legal tocar neste assunto, porque vem à tona outro mito que possivelmente será um outro tema para outro blog. Mas você pode falar: “ah eu não gosto de humanas, eu não gosto”! Então tá, vou pegar aquilo que você gosta, vamos falar sobre matemática (piorou, pelo menos no meu caso), responda para que serve um logaritmo? Talvez você saiba, mais várias pessoas nem lembram o que é um logaritmo. Estudaram, passaram na prova, passaram no vestibular, provavelmente caiu alguma coisa durante a faculdade e não sabe para que serve o logaritmo!

E o duro que o inglês estava lá, no mesmo pacote, no mesmo quadradinho de um monte de matérias que você já estudou. Mas por que isso acontece?

Estimulo Correto ao lado esquerdo.

É porque o seu lado esquerdo nunca foi estimulado corretamente, ele falava assim:

“pô tá entendi, mas para que que serve isso?”

Nunca falaram para você, serve para tal coisa, serve para fazer isso… para um professor muitas vezes é óbvio, mas não é óbvio para quem está aprendendo. E o pior, ainda pode acontecer, (sempre acontece), a pergunta que o Joãozinho faz ao professor:

“professor por que tenho que estudar isso aí?”

Alguns professores respondiam;

“Porque vai cair na prova!”

Pronto, acabou de estragar tudo! Quantas pessoas estudam porque vai cair na prova? Aqui na Eu Soul English não fazemos isso! Sempre aparece um aluno perguntando quando vai ter prova? Eu já aviso, se tiver vai ser surpresa!

Explico o “porque” dessa surpresa, antes aplicávamos uma prova e sempre avisávamos aos alunos dela. E o que acontecia? Tinha aluno que ficava desesperado, ficava uma semana antes estudando, fazia revisões e tal… isso é legal, mas pelo motivo errado. O lado esquerdo está programado a estudar para a prova e depois que passa a prova, ele esquece tudo!

Para a prova e não para a vida.

Isso acontece porque você está programado para estudar para a prova, depois da prova você esquece, simples assim! Quantas coisas você estudou, foi bem na prova e depois dela você esqueceu? Você já estudou, estudou, estudou e passou na prova, ufa! Depois a informação é quase que deletada da sua mente, parece que tudo o que foi estudado foi para o lixo. Isso acontece porque o seu lado esquerdo entende:

“pronto atingiu o seu objetivo”

E quantas vezes você estudou o inglês desta maneira, quantas vezes você estuda, estuda e estuda! Faz prova escrita, faz prova de conversação, faz a prova de listening, aí você passa, o que o lado esquerdo faz?

“bom atingimos o objetivo, agora vamos deletar”

E aí você não sai do básico ou do intermediário, e sempre fica estudando! A motivação acaba porque não usa o divertimento para estudar, e o pouco que você aprendeu é esquecido! Já passou por isso?

Dois passos simples

Então vamos entender, primeiro encontrar algo divertido para você atrelar ao seu estudo, logo estamos motivando o seu lado direito a se interessar pela matéria (esta no blog passado) e ainda explicar para o seu lado esquerdo que:

01 – Não se estuda mais para prova, será para o resto da vida!

02 – Dar uma lógica de estudo.

O contato com o idioma deve ser igual ao do português, um pouco todo o dia! E a prova será a entrevista ou a reunião que terá no trabalho, a prova da vida não tem data marcada, o seu futuro é diferente que uma simples prova.

Acredito que é isso, se você gostou leia as outras dicas, conheça os nossos cursos, tenho certeza que algum vai atender suas necessidades e trazer a fluência de vez, clique aqui e conheça!

Ainda se gosta de assistir vídeos no youtube, este tema também está lá em nosso canal, é só clicar aqui!

Esta foi mais uma dica da Eu Soul English – Inglês todos os dias.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco agora!