Mind the Gap! A confusão criada…

Mind the Gap, o que significa?

Olá seja bem-vindo ou bem-vinda a mais uma edição, agora em especial sobre o caso MIND THE GAP. A Eu Soul English – Inglês intensivo traz a explicação sobre a expressão que causou o estresse.

Algumas expressões sempre são utilizadas no nosso dia a dia, mas não é sempre que ela tem uma repercussão tão grande nos dias atuas, e o que isso significa?

Qual o motivo de tanta repercussão nesta expressão “Mind the Gap” na camiseta utilizada no presidente destituído da Petrobrás?

Aqui não vou me posicionar em relação à política, mas sim trazer uma boa oportunidade de entender como se pode utilizar uma expressão muitas vezes inocente (a origem da expressão) e também vou explicar qual o contexto que esta expressão pode ser usada. A decisão se foi uma provocação do Sr. Roberto Castello Branco ao presidente da República é contigo.

Vamos lá.

Mind The Gap, a origem:

É uma expressão muito utilizada como um alerta para as pessoas manterem focadas da distância entre dois pontos, muito utilizada nos metros pelo mundo e na economia, mas já chego lá.

Em tradução livre significa “cuidado com o vão”, ou seja, cuidado com o vão que existe entre o trem e a plataforma, utilizada muitas vezes em um sinal no chão ou então constantemente pronunciada nos autos falantes da estação de metrô Londrino, ou seja, é um alerta para a segurança dos usuários do metrô.

Expressão foi criada na década de 60, mais para o final por volta de 1967 e 1968, para evitar os constantes acidentes que aconteciam e prestes a fazer 100 anos de existência, a preocupação com a segurança cada vez mais foi intensificada e logo a criação desta popular expressão.

A derivação que causou a discórdia.

Mind the Gap é utilizado em outras diversas áreas e uma delas é a área de finanças e economia.

O que significa nesta área: é para que a empresa ou grupo que toma as diretrizes e decisões da mesma, ou até mesmo um lema para toda a empresa e seus colaboradores, de manter o foco nos preços e nos custos, manter a atenção no valor a ser praticado do seu produto ou serviço com ênfase no seu custo de operação (custo fixo, custo variável com o seu markup) para ter o seu lucro ou estratégia de mercado que quer obter.

A expressão é um lema para focar nos objetivos pré-estabelecidos, ou seja, “Mind the Gap”.

Ao caso Petrobrás

Com os recentes aumentos nos combustíveis, estamos em fevereiro de 2021 e já tivemos 4 aumentos no gás de cozinha, no Diesel e na gasolina (além de outros derivados do petróleo), este aumento causou um grande descontentamento na população em geral e um descontentamento na política de preços praticados pela estatal de acompanhar o preço do barril do petróleo no mercado internacional. Um descontentamento tão grande que o atual presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro, destituiu do cargo o então presidente da Petrobrás, Sr. Roberto Castello Branco, e culminou na sua demissão.

Mas até a destituição do cargo, o Sr. Castello Branco, manteve sua agenda e nela estava marcada uma reunião de resultados da empresa, que obteve um lucro recorde para o período, mesmo em plena pandemia.

A balbúrdia aconteceu porque na reunião, o então presidente da Petrobrás, estava utilizando uma camiseta com os dizeres “Mind the Gap”, ou seja, estamos com o foco no valor a ser praticado aqui e no exterior, focados no nosso lucro, independente do que aconteça.

Essa camiseta Fernandinho? Ops esse também não…

Uma camiseta muito comum e vendida como souvenir do lugar, e bem legal cita-se de passagem, entretanto utilizá-la em uma reunião de resultados entre executivos é a melhor opção? Segundo Castello Branco ele utilizou esta camiseta pois era o lema do ano da empresa, sem pretensão ou críticas as decisões do presidente da República. Será mesmo?

O que ele realmente quis fazer nós nunca saberemos, se foi um protesto ou só uma terrível coincidência.

Vou colocar aqui uma matéria do correio Brasiliense que fala sobre assunto, caso queira ler é só clicar aqui!

Ainda se quiser se inteirar mais sobre estas expressões ou estudar um pouco mais a língua inglesa de uma forma intensiva e definitiva, conheça nossos cursos, sempre temos a melhor opção para você!

Até a próxima! Eu Soul English – Inglês Intensivo.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco agora!