Medo de Falar Inglês….

Inglês intensivo - Motivação

Para começar este texto, uma pergunta. Você tem medo de errar?

A Expertise Solution, inglês intensivo de qualidade oferece não em apenas ensinar o idioma, mas ir além das aulas e explicar algumas crenças que por muitas vezes paralisam as pessoas no ensino. E uma delas é o MEDO!

A pergunta é justamente para levantar uma autocrítica em você. Como você lida com os erros e como isso afeta seu processo de aprendizado na língua inglesa?

Uma das coisas mais comuns em todos os cursos de inglês, e uma das dificuldades mais comuns vistas entre os alunos, é justamente o medo de falar errado. Seja na pronúncia daquele th que não sai, seja em palavras com pronúncia não muito óbvia, como comfortable, available, unfortunately, e a lista vai longe. Além disso, estruturas como passado e presente, verbos auxiliares, e especialmente, coisas que não existem em português, tendem a levar ao erro de quem não está acostumado.

As razões variam entre traumas, ansiedade, medo de ser julgado por falar errado, entre tantas outras possibilidades.

E como fazemos para evitar estes erros? Simples. Não fazemos.

Não há como, durante uma conversa, realmente policiar todos os erros gramaticais, estruturais, de pronúncia ou quaisquer que sejam, mesmo na nossa língua materna. O erro na fala, para quem está buscando a fluência é inevitável, e completamente normal.

Isso não nos isenta da necessidade de entender nossos erros como desafios que precisamos superar para melhorar nosso inglês. Mas nos dá a liberdade e a tranquilidade que precisamos para encontrar formas de fazer com que nosso inglês melhore de forma orgânica e natural, de maneira que nossos erros deixam de acontecer normalmente.

Em poucas palavras, é errando que se aprende! Como quando aprendemos a andar de bicicleta, precisamos cair. E quando aprendemos a tocar um instrumento musical, sempre erramos repetidamente, até que a música saia cada vez mais perfeita, mesmo que sempre podendo melhorar.

Para isso, nós da Expertise damos algumas dicas para você lidar melhor com estes erros.

  1. Fique calmo. Mesmo com seus erros (perfeitamente normais, pois sua língua nativa é outra), o importante é se fazer entender e melhorar de erro em erro neste processo de aprendizagem.

 

  1. Preste atenção, mas não deixe que isso te atrapalhe a se comunicar. Concentre-se em passar a mensagem o mais claro possível. Isso vai te ajudar a pensar em inglês.

 

  1. Leia muito. Todos os tipos de textos, quando possível em voz alta. A leitura te ajuda a se familiarizar e descobrir palavras novas de forma mais independente, além de fazer com que as estruturas sejam apresentadas da forma mais natural possível. Quem lê bem, fala bem.

 

  1. Procure sempre manter o hábito de assistir filmes, séries e notícias em inglês. Caso ainda tenha dificuldades para ouvir, utilize legendas em inglês também. Isso aumenta muito seu tempo de contato e exposição!

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco agora!